sexta-feira, 29 de junho de 2007

A mulher infiel


Talvez nada nos apavore tanto quanto a idéia de que estamos sendo traídos. É engraçado. Sentimos um medo pânico dessa hipótese. E no entanto, nós mesmos, homens, tratamos de dar uma dimensão patética a isso ao usar desenfreadamente palavras como corno e chifrudo. O homem gosta de trabalhar contra ele mesmo. Poucos insultos têm, para nós, o poder destruidor de corno ou chifrudo. Quando estamos com raiva de alguém, mas com muita raiva mesmo, gritamos, nem que seja mentalmente, que se trata de um corno. Corno manso, então, alcança uma escala ainda maior, eu diria mesmo inatingível pela concorrência, na lista das ofensas.


Você. Você mesmo. Alguém o irritou? Claro: o cara é um chifrudo. Você gosta até de, com as mãos, armar chifres imaginários nas piadas com os amigos. Mas espere um pouco: eu também faço isso. (Que papel ridículo e hipócrita o meu de dar sermão sobre um vício que pratico) Todos nós, na verdade, fazemos o mesmo. Ou quase todos nós, salvo os santos e os iogues. Xingamos, desabafamos e nos divertimos com os cornudos e os chifrudos que nos rodeiam.


Tudo bem. Quer dizer, tudo bem até que você descubra que foi traído. Que todas aquelas piadas parecem ter sido feitas pra você. Não basta a realidade de um outro homem invadindo a nossa namorada ou a nossa mulher. Logo acrescentamos as imagens produzidas por nossa mente, destrutivamente criativas nessas horas. Todos os detalhes aparecem diante de nós: as carícias, as preliminares. É virtualmente impossível deixar de pensar no ato de baixar a calcinha. Ou pior, ser baixada. E depois, bem, o que vem depois é como um roteiro de filme erótico: gemidos, palavras obscenas, êxtases insuportáveis. É também difícil deixar de ver o cara com um cigarro, encerrada a maratona sexual que nossa mente criou tão vivamente, com o triunfal sorriso de escárnio dos soldados conquistadores depois de vencida a batalha definitiva. É o inferno na versão masculina.


Não é de espantar a desesperada agonia que costuma nos tomar de assalto quando sabemos que fomos traídos. Uns homens matam, outros morrem, alguns matam e morrem. Surge imediatamente aquela indagação perplexa e infantil, em geral acompanhada de um chute na parede: justo eu? Eis o paradoxo: achamos incrível, inaceitável algo que é tão comum, tão velho quanto comer bananas. No instante em que eu escrevo esta frase, inúmeros homens estão sendo traídos. Por que só você e eu, entre todos os homens, haveríamos de estar livres do risco de sermos enganados?


A maior das ilusões é achar que o que acontece aos outros não pode acontecer a nós. Isso vale para tudo: doenças, perdas, demissão, ciúmes. Quando entendemos que todos têm seus problemas, que não somos apenas nós que carregamos um peso considerável, as adversidades perdem pelo menos parte de seu impacto. Então recorro a uma frase pronta: o que distingue as pessoas é a maneira como elas lidam com os problemas. Os mais fracos sucumbem até diante de uma brisa (me incluo nessa). Os mais fortes aceitam a vida como ela é, com suas inevitáveis asperezas. E resistem a tempestades. Ser traído não torna melhor ou pior ninguém, não engrandece nem diminui ninguém. É um fato tão comumu quanto tudo que existe sob o sol. Ao transformá-lo em algo extraordinário, damos-lhe um peso cruelmente equivocado e sofremos muito além do razoável.


VIP :)

7 comentários:

Guilherme Peres disse...

Cruzes !! Ainda bem que eu não sou homem pra saber o que é isso !!

Digo, ainda sou um pequeno garoto que não entende dessas coisas... =|

aseuhsauehsauea =\

Taty disse...

O que mais me intriga nessas coisas é que o que dá raiva não é o fato de ter sido "passado pra trás" por alguém que vc confiava, e sim o fato do que os outros vão falar e fazer piada..
É fácil descobrir homem que já foi traido, sempre quando tem aquelas piadinhas de corno/cifrudo são aqueles caras q ficam extremamente sem jeito e quietos.

Anônimo disse...

Só tem uma coisa que eu não entendo, é porque os homens apenas vêem traição com o sexo? Que eu saiba nunca fui traida dessa maneira (que eu saiba) =0X Mas me sinto traida de tantas outras...Como estar com alguem que diz que te ama, mas tem duvida desse sentimento, que finge estar feliz com você, que finge querer estar sozinho, que não tem coragem de dizer a verdade...Enfim, eu acho que traição é bem maior que todos pensam ^^
E como você disse acontece com todos nós, faz parte da natureza do ser humano, mesmo que você nunca o faça. farão com você (y)

Anônimo disse...

chifre é igual consorcio, um dia você será contemplado xD

fora isso eu concordo com oq a jux disse

Anônimo disse...

Você escreveu muito, mas só fez repetir o que todos falam com relação a traição. O único "consolo" que você propõe é dizer: "minimize o problema, porque isso acontece com todos". O que deveria ter sido proposto, é que homens e mulheres estejam mais atentos às mudanças de comportamento, que já estão sendo debatidas pelos psicanalistas há um bom tempo. Homens e mulheres estão em igualdade de condições (ainda bem). Tudo o que é permitido a um, é permitido a outro. O conceito de amor mudou; conseqüentemente, tudo o que está atrelado a ele também se modificou. Inclusive, o conceito de traição. O que é traição hoje em dia? É isso que tem que ser repensado. Hoje, a traição não pode mais ser vista (e sentida) como antigamente.

Felipe disse...

Você escreve bem...

Pedrao disse...

piadas de corno são irônicas e o objetivo é justamente deixar sem graça hehe (por isso, geralmente, se faz perto de mulheres ou se usa pra zuar os amigos kkkk). Todos são ou serão cornos um dia, resta somente rir pra extravasar a "humilhação" (rs).