terça-feira, 26 de junho de 2007

Enxurrada de lágrimas


Antes de entrar no assunto, vamos estipular algumas regras. Primeira: mulher chora mais que nós, homens, e isso não tem relevância aqui. Azar o nosso. Segundo: não importa se esse chororô é justificado. Para efeito da análise que vou sugerir, é importante saber a causa do choro, mas não se essa causa é suficiente e válida para prantear. Faz de conta que é, e acabou. Terceira regra, imposta por mim porque o texto é meu: as mulheres que choram com mais freqüência são seres humanos melhores. Chorar lava a alma e tira as tensões do pescoço. Quando uma mulher estiver chata que só, recomendo: leve a moça para assistir Pontes de Madison, e você vai ver que seda ela vai sair.


Feitos esses destaques, vamos ao ponto: como reagir diante de uma mulher chorando? Bom, depende. Depende se ela vai chorar com você, longe de você, com outra pessoa ou sozinha no canto dela.


Uma mulher chorando com você - só você, ela e, vá lá, um garçom - é uma dádiva. Se ela está ali na sua frente, o motivo da tristeza mais cedo ou mais tarde vai ser contado. Portanto, não existe o desespero do "Que foi, me conta?". Você vai ficar sabendo da causa do choro e aí (sem julgamentos, lembra?) pode passar pro melhor da história: aproveitar. Tire as más intenções do caminho; me refiro à beleza da coisa toda. Repare na boquinha de uma mulher chorando, que coisa linda. Os lábios se curvam para baixo, evoluem pra um bico. O queixo enruga, o nariz fica vermelho. É um choro íntimo, esse. Você e ela se conhecem bem, e você tem a obrigação de oferecer o ombro. Ela, aninhada, vai te abraçar forte, vai resistir por um segundo pra daí debulhar-se de vez. Muito gostoso e recompensador. Depois de conhecer uma mulher nesse estado, olho inchado, nariz escorrendo, você finalmente pode se considerar cúmplice dela, dois parceiros, um par.


Agora, tem o choro do qual você é testemunha ocular, mas não participa. Você é um eventual espectador. Acontece no trânsito com a menina do carro ao lado, no bar com o casal da frente. Esse é ruim. Você não sabe o motivo e torce pra não ser nada. E, pior de tudo, não pode ir lá ajudá-la a subir do buraco. É ruim, aflitivo, e a solução é uma só: saia de perto. Ela quer sossego, eles se entendem. Respeite, paciência.


Tem o choro a distância, pelo telefone. Você está no trabalho e ela liga. É espetacular. Indica intimidade, você vai saber o porquê da melancolia e conseguir consolá-la um pouco. E ela quer isso mesmo, por essa razão ligou. Então, dê o carinho que ela quer. Esse choro é ótimo; coloca sua vida numa perspectiva maior. Qual é a verdadeira importância daquele trabalho diante do choro dela?


Deixei por último o mais complicado: o choro por terceiros. Funciona assim: alguém te conta que fulana andou chorando. Pode ser uma pedrada, ou pode ser tanto faz. Depende muito da importância que a tal fulana tem na sua vida. Se é só uma conhecida, você toca a bola pra frente. Mas pode ser alguém que você preza. Nesses casos, cuidado mesmo. Porque, se você vier a descobrir o motivo, e o motivo for exatamente você, prepare-se. Chegou a sua vez de ficar agoniado. Tens pra quem ligar?


VIP :)

4 comentários:

Anônimo disse...

"Se ela está ali na sua frente, o motivo da tristeza mais cedo ou mais tarde vai ser contado. Portanto, não existe o desespero do "Que foi, me conta?". Você vai ficar sabendo da causa do choro "

KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKA
Disse tudo!
Eu sou chorona assumida... mas como você leu no meu blog, tenho chorado pouco...mas as vezes paro pra pensar...acho que estou feliz e não sei =0D

Acho que vou postar hoje mais tarde ^^

=0*

Anônimo disse...

post legal ever \o

gostei pra carai
quase chorei aqui tbm
xD
eu sou cumplice so de uma pessoa
de acordo com o texto
\o

Driuzzo disse...

eu sou meio chorão tb (mas tenho meus motivos hehehe) :x

o mais estranho é q eu fico totalmente desconsertado qdo choram perto de mim, apesar de imaginar o q possa estar se passando, não consigo ter reação nenhuma, fico sem saber o q fazer o.o

mas enfim, o q importa é q esse foi mais um post matador! auehuaheuaheuhauhe \o/

parabens Mumas!

Taty disse...

O melhor post até hj na minha opinião, tirando o penultimo, pq aquele num conta hauduhad
Muito divertido o texto apesar de falar de um assunto tão delicado.
Eu não tenho uma complicação exagerada com pessoas chorando perto de mim, mas não tenho problema nenhum em chorar perto dos outros..
Msm pq de tpm por mais que queira eu nunca consigo segurar choro perto de ngm..
Só sei q concordo com vc, pessoas chorando 'perto' ou pra gente traz uma sensação de cumplicidade.